O título acima me parece que é de uma artigo da Revista Raça.
Eu li o artigo que me chegou por e-mail. Não trouxe nenhuma novidade, mais uma vez TODOS os homens negros preferem as loiras.
Eu gostaria de saber quais são as fontes QUANTITATIVAS de algumas pesquisas que falam sobre o mercado matrimonial. Eu pergunto isso por que para alguns pesquisadores negro para eles/as não é o mesmo que a militância, pois para eles/as "negro" é igual a "preto", para a militância "negro" é igual a "preto" mais "pardo"...
Mais isso, esta percepção não é novidade. Nâo gosto de comparar negros/as com brancos/as quando trato de certos assunto, mas são só os negros que gostam de loiras? E os brancos? Eles preferam as morenas? Então porque que na mesma proporção (talvez maior) que há mulheres negras que alisam o cabelo, há mulheres brancas (negras) que pintam o cabelo de loiros?
Para tentar entender um pouco desta esculhambação conosco homens negros sugiro a leitura do livro de bell hooks, "We are Cool", pena que está em inglês, e um artigo, quase ensaio, onde falo das representações sobre nós homens negros.
Mas insisto, só servem os exemplos negativos, entretanto, homens negros como Uelinton Alves, Carlos Alberto Medeiros, Nelson Narciso, Márcio André, Cyro Garcia Jr (não é o do PSTU), Roberto (meu pai), Renato Nogueira Jr, Otair Fernades e os vários amigos do bairro onde morei, Irajá.
Talvez estes/as pesquisadores/as devessem ir ao Subúrbio Carioca e Baixada Fluminense, isso para falar no Rio.
Falar mal de homem negro, para alguns, é um esporte.
Não somos santos, mas temos que tomar cuidado com as armadilhas que embaçam o que vemos.
Mas falem o que quiser: "Eu não troco a minha preta pela a preta de ninguém", muito menos pela branca dos outros.
Eu vou escrever no meu portugues meio torto. :-)
ResponderExcluirPelo que eu achei na minha pesquisa sobre os casais brancos e negros, nenhum homen negro me falou que eles preferem as loiras. Isso pode ser a causa de eu ser negra e nao quer me ofender (influencia da pesquisadora). Mas eu acredito que nao-- eu acho que e um tabu ja pelos negros dizer que eles preferem brancas a pessoas da mesma cor deles. Isso tem um aspecto de racismo que e tabu hoje em dia no Rio, ainda no BF ou locais com menos poder aquisitivo.
Tambem a maioria dos casais com quem eu falei nao tinha loira. Loiras sao raras na poblacao, incluso nos casais interraciais.
MAS eu tive muitas mulheres brancas que falaram que elas preferem os homens negros por varios motivos: alguns que tinha que ver com estereotipos da sexualidade negra e outros com interes na "cultura negra." Todas delas tiveram relacoes romanticas com negros no passado, entao elas ja desenvolveram um gosto por homens negros ao curso da vida. Elas nao acharam esse gosto racista nem baseada em ideias "dehumanizing" aos homens negros.---Chinyere Osuji
É claro que a maioria absoluta dos negros vai negar que prefere brancas e que rejeita mulheres da mesma origem. Certos fatos, mesmo quando óbvios, são difíceis de ser admitidos porque trazem constrangimento. E não é preferência pessoal quando A MAIORIA dos/das negros/negras procuram se relacionar com pessoas brancas.
ExcluirNão podemos pensar em ser unidos com os outros até que sejamos primeiro unidos entre nós. Não podemos pensar em ser aceitáveis para os outros até que tenhamos primeiro provado ser aceitáveis para nós mesmos.
ESTATÍSTICAS DO IBGE
ExcluirBRANCO CASADO COM BRANCA,75,3%
NEGRO CASADO COM NEGRA=39,9
PARDO COM PARDA=69%
AMARELO COM AMARELA=44,2%
ÍNDIO COM ÍNDIA=65,4%
preciso de mais alguma coisa???
Cara Chinyere, mesmo assim, as pessoas por aqui continuam se relacionando com pessoas da mesma cor. Talvez por isso quando vemos um casas de cores diferentes, estranham.
ResponderExcluirEu pessoalmente não sou contra relacionamento de pessoas de cores diferentes, mas sei também que o amor não vem do coração, mas da cultura onde vivemos. Talves assim compreendamos o fascínio que tem a cor da pela diferente.
Mas eu continuo com o velho sambista: "Eu não troco a minha preta pela a preta de ninguém"
não existe miscigenaçao no Brasil,o que existe são negros praticando auto genocídio.
ExcluirESTATÍSTICAS DO IBGE
BRANCO CASADO COM BRANCA,75,3%
NEGRO CASADO COM NEGRA=39,9
PARDO COM PARDA=69%
AMARELO COM AMARELA=44,2%
ÍNDIO COM ÍNDIA=65,4%
Rolf,
ResponderExcluirUma vez eu vi uma pesquisa de uma professora, acredito da UFF (senão me engano)que dizia que embora se falasse muito isso, as pessoas continuam se casando com pessoas de mesma cor, e do meu pequeno posto de observação, diria que isso é real. Embora, ter uma mulher branca ou/e loura acredito eu, que para alguns continue sendo uma baita "conquista", mesmo que não admitam ou que isso não seja tão relevante!
Perdão pelos erros... rs...
ResponderExcluirCaro Rolf, pelo que noto (não por pesquisas, mas por minhas paqueras), os homens negros tendem a namorar/casar 1) com mulheres negras ou 2) com o extremo oposto, as loires. Já o exato meio termo, como eu, mulher morena, cabelo preto ondulado (sem chapinha, por favor), não é atrativa para os homens negros, passa despercebida. Isso me intriga
ResponderExcluirsei que adoro minha loira e que ele também, gosta de mim é o que importa.
ResponderExcluirloira natural??
Excluirmas um preto que é piada ,poderia ser um homem mais escolheu ser só uma piada.
Excluirveja; https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=EhI1z9usmJ0
Olá Rolf
ResponderExcluirConcordo que existe uma certa esculhambação conosco ,homens negros. mas não vou discordar de algumas afirmações sobre negros preferirem brancas, nao necessariamente as loiras, mas qualquer mulher branca em detrimento de mulher negra Porém, acredito que não é tao grande a quantidade de negros que tem essa preferência. Algumas pessoas (que não devem ser consideradas como verdadeiros analistas de questões matrimoniais ) não consideram em suas “pesquisas” os negros mais claros (pardos), que tendem a casar-se copm mulheres também pardas
Mas esse erro (de não considerar pardos como negros)é fruto da ignorancia dos brasileiros em geral. Pardos sempre fizeram parte da população negra do Brasil mesmo antes de surgirem as militâncias. Pardo não é e nunca foi um grupo étnico ou classificação racial, mas apenas um dos dois fenótipos dos afro-brasileiros (preto e pardo) .Pardos são os negros com caracteristicas afro menos evidentes.
Apesar de alguns brasileiros mau-informados (ou mau-intencionados) tentarem convencer o povão de que pardos sao exclusivamente os brasileiros miscigenados, não faria sentido o IBGE criar uma classificação separada para os miscigenados porque micigenado é o Brasil inteiro ,com raríssimas exceções mais concentradas no sul. E nem faria sentido criar uma classificação baseada no grau de miscigenação, porque alguns negrs com características bem africanas são mais miscigenados doque negros mais claros . Também não faria sentido colocar pardos em uma classificação separada de negros porque existe toda uma afinidade genética e antropologica ,inclusive, quase todas as famílias negras do Brasil apresentam os fenótipos. Em vista disso, a afinidade entre pretos e pardos não é apenas social e econômica como já li em alguns sites sem qualidade
Outro fato qeu nunca é considerado nesses textos ( que parecem se concentrar em falar mau do homem negro invés de buscar a verdade dos fatos) é que os negros que gostam demulher negra quase não são correspondidos porque boa parte das afrobrasileiras deseja clarear sua descendência gerando filhos de pais brancos.
Caro Malinq, desculpe por demorar tanto para respondê-lo, talvez já nem tenha sentido.
ExcluirEm poucas palavras, eu não disse que não haja preferência pelas mulheres brancas, se não fosse assim, a dominação da hegemonia branca não existiria.
O que eu discordo é dizer que TODOS os homens negros preferem as loiras. Estas afirmações são genéricas e sem base empírica, esta é a minha crítica.
Um abraço,
NÃO ,ERRADO!!PARDOS PREFEREM PARDAS,
ExcluirESTATÍSTICAS DO IBGE
BRANCO CASADO COM BRANCA,75,3%
NEGRO CASADO COM NEGRA=39,9
PARDO COM PARDA=69%
AMARELO COM AMARELA=44,2%
ÍNDIO COM ÍNDIA=65,4%
Nessa suposta preferência de negros por loiras existe muito mais coisa do que se pode ver. Uma das principais é o fato de que as elites sempre tiveram a intenção de eliminar o fenótipo e a identidade negra do Brasil (como fenótipo me refiro à cor, traços e quaisquer caracteres herdados de povos africanos). Desde o período pós-abolição muitos dos que defendiam essa limpeza étnica, acreditavam que a miscigenação massiva poderia ser um dos meios de atingir este objetivo ... Prova disso é que em 1923, o deputado federal Carvalho Neto garantia que: “Na FUSÃO das duas raças vence a superior: o negro, no Brasil, desaparecerá dentro de setenta anos.” Dez anos depois, o escritor Afrânio Peixoto previa que em 200 anos "terá passado inteiramente o eclipse negro". E essas são apenas algumas entre muitas e muitas outras declarações do tipo; mas hoje em dia a coisa é mais discreta.
ResponderExcluirMesmo não havendo mais declarações explícitas de políticos e acadêmicos nos dias de hoje, essa ideologia não morreu no passado. Por exemplo: nas décadas passadas os negros sempre eram vistos na TV representando papéis de subalternos; ou de escravos em novelas de época. Mas atualmente, sempre que se vêem personagens negros estão formando casal com pessoas brancas! Eu não tenho problemas quanto a casais de grupos raciais diferentes, mas QUASE NUNCA SE VÊ CASAIS DE NEGROS na televisão brasileira. Já presenciei dezenas de pessoas perguntando o porquê de serem tão raros os casais de negros em novelas e programas em geral produzidos por um país com tantos negros em sua população .. Para mim a intenção é clara: REFORÇAR A IDÉIA DE QUE O SÍMBOLO DE SUCESSO QUE SE DEVE ASPIRAR É TER PARCEIRO/PARCEIRA BRANCO/A.
As classes dominantes fazem questão de preservar a sua ascendência européia mas incentivam o povão a tornar-se cada vez mais miscigenado, por isso eu afirmo que no Brasil a miscigenação sempre foi forçada. Forçada por meio da promoção de relacionamentos interraciais, e de agressões psicológicas que nos induzem a odiar nos outros negros aquilo que aprendemos a odiar em nós mesmos.
não existe miscigenaçao no Brasil,o que existe são negros praticando auto genocídio.
ExcluirESTATÍSTICAS DO IBGE
BRANCO CASADO COM BRANCA,75,3%
NEGRO CASADO COM NEGRA=39,9
PARDO COM PARDA=69%
AMARELO COM AMARELA=44,2%
ÍNDIO COM ÍNDIA=65,4%
a resposta está em uma outra afirmação bem mais simples que esta: a maioria dos homens gostam de loiras, independente da cor, negros também são homens, e não é diferente desta regra.
ResponderExcluirtalvez haja algo na mulher loira que ative os instintos masculinos, ou talvez seja sua raridade em nossas terras, mas de uma maneira ou de outra, negros preferem as loiras pq homens em geral preferem as loiras, acontece que quando é um negro que está com uma loira, chama mais a atenção, até por causa do stigma criado pela situação do negro nas americas.
não existe miscigenaçao no Brasil,o que existe são negros praticando auto genocídio.
ExcluirESTATÍSTICAS DO IBGE
BRANCO CASADO COM BRANCA,75,3%
NEGRO CASADO COM NEGRA=39,9
PARDO COM PARDA=69%
AMARELO COM AMARELA=44,2%
ÍNDIO COM ÍNDIA=65,4%
eu lembro que omeu primo falou uma vez que os negros não tem nada o que celebrar na miscigenação brasileira porque lá no passado enfiaram essa obsessão com miscigenação na nossa cabeça porque o país tava dominado por uma crença na hegemonia branca que fez os intelectuais acreditar que a população ficaria cada vez mais clara porque o sangue europeu eliminaria o sangue africano, e é por isso que a micigenação sempre foi maior aqui doque nos outros pais. Ele também disse que negros e negras ainda se rejeitam porque a coisa virou uma bola de neve ,e a gente foi achando cada vez mais natural desprezar outros afrodescendentes e favorecer semprea miscigenação .Agora com o comentário do Matias as coisas tão fazendo mais sentido ainda, e eu entendo que muitos negro e negras tem obssessão com brancos ebrancas por culpa dessa pôrra de pais racista que fica pagando de democracia racial
ResponderExcluirnão existe miscigenaçao no Brasil,o que existe são negros praticando auto genocídio.
ExcluirESTATÍSTICAS DO IBGE
BRANCO CASADO COM BRANCA,75,3%
NEGRO CASADO COM NEGRA=39,9
PARDO COM PARDA=69%
AMARELO COM AMARELA=44,2%
ÍNDIO COM ÍNDIA=65,4%
vc ta certessimo.e ainda por cima nossos negros e negras tem a auto estima baixa.
ExcluirA escravidão do negro gerou um estigma mundial, e essa visão negativa em relação aos afrodescendentes e aos africanos não está, de forma alguma, restrita às Américas. Mas em paralelo, os brancos também produziram uma forte imagem de superioridade de si mesmos ,tambem a nível mundial.Não tenho duvida que isso explica muito dessa fixação dos homens pela loura, que é a máxima representação da brancura; e também explica o conceito racista de que a beleza caucasiana das brancas é superior à beleza africana das negras .O racismo está enraizado dentro de nós e produziu um padrão de beleza que é, obviamente, a beleza europeu/caucasiano.
ResponderExcluirEssa visão negativa da negritude aliada ao ‘projeto de branqueamento’ implantado por eugenistas no Brasil resultou em uma ideologia de miscigenação e, consequentemente, motivou o desamor entre afrodescendentes. Amulher negra não sabe amar o homem negro e nem o negro sabe amar a mulher negra, essa é a glória do opressor, fazer os oprimidos se rejeitarem. É a glória do racismo brasileiro!
Por nos Estados unidos os negros não tem baixa estima que nem no brasil...Será que os escravos fortes e guerreiros foram tds pra la,´é os mais fracos para o Brasil?
Excluirtambém sou dessa opinião.
Excluirnem todos tem oshomens tem essa obsessão por loura ,eu gosto de mulher negra .Ja namorei branca louras mas sao as gatas negras que faz o meu coração quase pular pra fora do peito. Aquela pele linda cor de chocolate, os lábios carnudo, o bumbum arrebitado ,mulher negra é beleza pura.. conheço caras que também gostam de negras e outros que tem facinação por japonesa.
ResponderExcluirMas a beleza caucasiana é colocada como superior a beleza afro, à beleza oriental e à beleza dos indígenas também ,e isso não é só no brasil não, e no mundo todo . nas capas das revistas é muito raro ver mulher que não seja branca,. na São Paulo Fashion Week a gente pode contar no dedo quantas modelos negras desfilam. Num país de maioria negra devia ter muito mais modelos afrodescendente participando desses eventos .Então a gente percebe que tem mesmo um padrão de estética racista rolando nomundo todo; dai a fixaçao dos homens nas louras.
mas no brasil a miscigenação é maior por causa deum plano eugenista pra fazer os negros desaparecerem, por isso que procuram manter a nossa autoestima bem baixa com personagens como a Adelaide do zorra total. Assim, as crianças brasileras crescem com um modelo demulher branca sendo representado pela xuxa, loirinha , e como modelo de mulher negra, personagens grotescos como a adelaide
será que algum dia isso vai mudar,,,as crianças negras tem que sentir valor na nossa raça,,,a familia valoriza explica,,mas a sociedade bagunça tudo,,ai elas fican com vergonha da cor.
Excluirnão existe miscigenaçao no Brasil,o que existe são negros praticando auto genocídio.
ResponderExcluirESTATÍSTICAS DO IBGE
BRANCO CASADO COM BRANCA,75,3%
NEGRO CASADO COM NEGRA=39,9
PARDO COM PARDA=69%
AMARELO COM AMARELA=44,2%
ÍNDIO COM ÍNDIA=65,4%
acho que os homens negros brasileiros tem vergonha da sua cor,por isso prefere casar com uma branca ou ter filhos com ela.
ResponderExcluirinfelismente os homens negros que gostam de negras foram tds para os estados unidos.